Curiosidades, Nutrição, Saúde

Óleo vegetal e seus benefícios à saúde

02/08/2012

Os óleos vegetais são mais importantes para a nossa saúde do que pensamos, e devem ser usados de maneira adequada. Afinal tudo em exagero pode trazer malefícios. Foi descoberto que muitos dos componentes encontrados naturalmente nos óleos vegetais têm propriedades benéficas para a saúde. As gorduras insaturadas também conhecidas como monoinsaturadas ou polinsaturadas são líquidas em temperatura ambiente, estando envolvidas com a diminuição dos níveis de colesterol total do sangue, atuando principalmente na redução do colesterol ruim, o LDL.

Ouvimos falar sobre gordura saturada e insaturadas. A insaturada é a que estamos tratando no texto, porém vale lembrar que as gorduras saturadas são normalmente sólidas em temperatura ambiente, típicas de produtos de origem animal, são mais estáveis o que torna sua ligação com o oxigênio difícil. Estão relacionadas com o aumento do nível de colesterol sanguíneo.

Substituir a ingestão de gorduras saturadas, que estão presentes em maior quantidades em alimentos de origem animal, pelas gorduras insaturadas está também relacionada ao efeito protetor contra o surgimento de doenças coronarianas. As gorduras insaturadas possuem os ácidos graxos linoleico e alfalinolênicos, indispensáveis, são os dois únicos que nosso organismo não consegue produzir. Esses ácidos, são essenciais para a renovação das membranas celulares, especialmente as do sistema nervoso e tem um papel preservativo nas doenças cardiovaculares e um efeito redutor no colesterol em certos indivíduos.

Aonde podemos encontrar esses óleos?! No girassol, algodão, linhaça, no milho, na canola, na soja, no dendê, no côco e o delicioso azeite de oliva. Essas são as excelentes fontes dos denominados ácidos graxos mono e poliinsaturados. Em alguns alimentos como salmão, arenque, sardinha, atum, semente de abóbora, castanhas, amendoim, o abacate e as nozes entre outros também encontramos esses óleos, mas daí vem o cuidado com os excessos pois por exemplo para quem tem o objetivo de perder peso, mesmo esses óleos sendo benéficos a saúde tornam o alimento calórico, por isso precisa ser na medida certa. Da mesma forma que em excesso pode aumentar a oleosidade da pele favorecendo o aparecimento de acnes e espinhas. Portanto todo alimento que possui nos ingredientes essas fontes citadas acima, devem ser consumidas sim, mas com moderação principalmente quando temos objetivos para alcançar como os citados acima, tratamento de acnes, espinhas e perda de peso. Então a atenção são aos chocolates, doces, cacau, abacate e o uso em excesso de óleos nos alimentos.

Por isso o ideal é se informar e procurar um especialista para ajudá-lo no plano alimentar e indicar segundo suas necessidades quantas vezes na semana se deve ingerir esses alimentos e as quantidades especificas das gorduras insaturadas nos alimentos.

You Might Also Like

Comente pelo Facebook


Sem Comentários

Deixe um comentário

Protected by WP Anti Spam