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O treino e dieta de Chris Hemsworth (Thor)

19/03/2013

Assim como Taylor Lautner quando teve que ganhar bastante massa magra para interpretar a segunda parte do filme Crepúsculo, Chris Hemsworth também teve uma grande missão para ser o Thor no filme Thor, ganhar 9kg de músculos.

Ele sempre teve um corpo magro e com um bom nível de massa magra. Mas para o personagem ele precisaria ter muito mais, sem engordar.

Os três fatores principais no treino dele foram: dormir, beber muita água e comer bem.

Esse é um detalhe que deve ser levado em conta quando você quer ganhar massa magra e também emagrecer (gordura). Uma noite bem dormida auxilia na queima de gordura e na construção de músculos. Além disso, beber muito líquido é imprescindível para ganhar peso em forma de massa magra. Chris relatou que chegava a ingerir cerca de 4 litros de água por dia. Não se esquecendo de uma alimentação equilibrada, com um grande consumo de proteínas, primordial para construir a imagem do personagem.

Sua dieta foi dividida em duas partes: o aumento de músculos e a diminuição de gordura corporal. Essa divisão não foi planejada. O ator entrou em uma rotina visando o aumento muscular, para tanto ganhou em torno de 9 quilos em músculos; porém, não estava com o  biótipo desejado, principalmente por não caber em sua fantasia. Ele teria que diminuir o tamanho para que ficasse com a imagem perfeita para o papel. Foi assim que começou a segunda fase de diminuição de gordura.

A primeira fase foi baseada em ganho muscular, com uma alimentação voltada para o consumo de proteínas. Sua rotina de treino era assim:

TREINO (HIPERTROFIA)

O período foi com cerca de dois meses de duração, cada dia focando em uma parte do corpo; por exemplo, no primeiro dia focava-se no peitoral e dorsal, trabalhando os músculos que compõem essa parte através do supino reto, da remada curvada, da barra paralela e da barra fixa. No segundo dia, focava-se nas pernas, com exercícios na mesa flexora, além de levantamento terra e agachamento. No terceiro dia foram trabalhados os tríceps e os bíceps, através do supino fechado, e da barra fixa supinada e fechada.

Veja baixo como ficou montado o treino ABC:

Dia A: Peitoral e Dorsais

  • Supino reto
  • Remada Curvada
  • Barras paralelas
  • Barra fixa

Dia B: Pernas

  • Mesa flexora
  • Levantamento terra
  • Agachamento

Dia C: Tríceps e Bíceps:

  •       Supino fechado
  •       Barra fixa supinada e fechada

Para ganhar mais massa muscular, foi necessário modificar o número de séries e repetições. Dentre as 8 semanas de treinamento, Chris Hemsworth teve esta rotina:

  • Semanas 1 e 5 : 4 séries de 4 a 6 repetições;
  • Semanas 2 e 6: 4 séries de 6 a 6 repetições;
  • Semanas 3 e 7: 4 séries de 8 a 12 repetições;
  • Semanas 4 e 8: 4 séries de 4 a 6 repetições.

DIETA E SUPLEMENTAÇÃO

Sua alimentação foi, em ambas as fases, a de ganho muscular e a de perda de gordura, com shakes de proteína (Whey Protein), filé de frango sem gordura e carboidratos de lenta absorção. Suas refeições eram divididas em pequenas porções a cada duas ou três horas. Com esse tipo de alimentação, o corpo do ator não estocava calorias extras, transformadas em gordura. Além disso, o consumo de açúcar foi minimizado, pois consiste em carboidrato de queima rápida, que auxilia no ganho de massa gorda.

Para a segunda fase, quando teve que diminuir sua gordura e definir os músculos, o ator focou no treino cardiovascular (que tem como característica o consumo maior de gordura como fonte de energia, diminuindo a gordura corporal). Ainda nessa fase, o ator utilizou uma técnica muita comum entre as celebridades americanas, chamada de “Shrink Wrap Effect”. Traduzindo, seria o “efeito de diminuir o envoltório em torno dos músculos”, ou seja, deixar o corpo mais definido.

O efeito dessa técnica ocorre da mesma maneira que acontece quando retiramos ar de um saco. Para fazer isso, é necessário manter o corpo em uma porcentagem de gordura muito baixa, que somente pode ser conseguida através de um treino cardiovascular com duração, mais ou menos, de 2 meses, adicionando treino muscular e uma alimentação rica em proteínas para a manutenção dos músculos. Normalmente, quando se chega ao 8% em gordura corporal, o efeito já é possível de ser visto.

Alguns exercícios clássicos e que exigiram mais do ator foram adotados nessa fase de definição, como:

  • levantamento de pneus
  • leg-press
  • sempre combinados com circuitos com halteres em pesos diferenciados
  • battling ropes (duas cordas pesadas onde a pessoa fica balançando), veja aqui um exemplo.
  • kettlebells (é uma espécie de bola de ferro com alça para erguer do chão até acima da cabeça), esse exercício já é mais conhecido, veja aqui um exemplo.

Lembrando que o ator sempre contou com o acompanhamento médico e de um treinador personalizado.

Fonte: Planet Buscas.

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6 Comentários

  • Reply Manual Fashion 19/03/2013 at 17:06

    É muito difícil, porque além de ganhar tem que manter.

    abraço

    http://www.manualfashion.com

  • Reply Renato 19/03/2013 at 19:15

    Não é possível que seja só isso! ele deve ter muito veneno no corpo…

    • Reply Lígia 20/03/2013 at 19:47

      O “veneno” que ele toma se chama DISCIPLINA!!! E o efeito colateral dessa disciplina é o que vemos nas fotos acima… :P

      • Reply Victor 17/04/2013 at 10:41

        O nome na verdade é dinheiro e tempo.

  • Reply O treino de Henry Cavill para se transformar no Superman 21/06/2013 at 10:37

    […] Lembra que falamos sobre o treino do Chris Hemsworth para virar o personagem Thor? Se não lembra veja aqui. […]

  • Reply CBueno 17/01/2014 at 20:07

    Mudou de franguelo pra maromba em 6 meses pra fazer o filme só com dieta e treino???

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    te digo até os anabolizantes que ee tomou: Pra crescer seco assim, tomou trembolona, boldenona e stanozolol, 6 meses seguidos no minimo!!!

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