Como ganhar massa muscular mais rápido?

Está comprovado que a prática de exercícios físicos trazem benefícios à saúde como melhorias na resposta da insulina à sobrecarga de glicose e na sensibilidade à insulina, menor probabilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumento da resistência física, auxilia no reforço da imunidade, melhora no psicológico entre outros. Porém é importante reconhecer que indivíduos que aderem a programas regulares de exercícios com pesos têm maior preocupação estética, que se resume ao aumento da força e massa musculares. Diante disso vemos no mercado o lançamento de vários suplementos e dietas com promessas de resultados rápidos aos praticantes de exercícios.

Mas até onde isso é verdade e mito?

Nessa matéria iremos passar algumas informações e dicas de modo a alcançar objetivos de forma correta e sem prejudicar a saúde. Essa resposta de como ganhar massa rapidamente não tem como ser específica e definitiva, até por que cada pessoa possui um organismo e metabolismo diferente e com isso a resposta não será no mesmo tempo e igual para todas as pessoas. Agora, claro, que com rigor, disciplina, é possível sim, adiantar alguns processos melhorando e acelerando resultados, lembrando que para manter o que foi adquirido é necessário manter o compromisso com exercício, boa alimentação e para tudo há um limite. O grande perigo se apresenta quando a massa vem e junto com ela a obsessão por mais e mais e com isso sem pensar o praticante de exercício faz uso de artifícios perigosos para cada vez conseguir um corpo mais volumoso.

Na parte do treinamento da atividade física nas academia, o melhor é procurar um local onde tenha um personal trainer ou um educador físico para estudar contigo o treinamento mais apropriado para seu corpo e objetivos particular. É conhecido que o correto é focar em exercícios compostos e de forma infrequente, ou seja, um dia trabalha alguns músculos, outro dia outras partes do corpo e de preferência na sequencia e ritmos corretos, nada de desesperadamente querer fazer tudo de uma só vez, ao invés de receber benefícios trará prejuízos.

Agora no que diz respeito a alimentação o ideal é o que já citamos aqui: uma alimentação balanceada, especifica para o individuo, de acordo com seu gasto energético e que contribuam para o estimulo do organismo a aumentar, corrigir processos contribuindo para intensificar o ganho de massa, sendo ela bem adquirida, não perdida facilmente.

• Para um praticante de atividade física com o objetivo de ganho de massa muscular o primeiro passo é nunca deixar de fora o bom consumo de carboidratos, a combinação de carboidratos e proteínas são perfeitas para o aumento muscular.

• Sempre oferte na alimentação o ovo, pois é o alimento com alto valor biológico.

• Consuma iogurte, pois tem aminoácidos essenciais em altas porcentagens, principalmente nas versões com frutas.

• O salmão também é um grande aliado por ser altamente protéico, tem grandes quantidades de ômega 3, uma gordura que ajuda na recuperação da massa muscular, fora outros benefícios.

• Como todos já sabem a carne vermelha também não pode faltar.

• Azeita de oliva, amêndoas que fornecem energia e são remédios para a massa muscular.

• Atenção à ingestão de água, ao se exercitar, a perda aumenta. Por isso, beba água antes, durante e depois do exercício e antes de sentir a boca seca, pois quando isso acontece seus músculos já estão sofrendo a falta de água.

Indicamos o café em quantidades ideais sem exageros para estimulo e “gás” na pratica do exercício.

E uma dica final: Procure se alimentar no máximo 30 minutos após o treino. Nesse intervalo os nutrientes são usados para a reposição, no fígado e nos músculos, do glicogênio, um tipo de carboidrato usado como fonte de energia para o crescimento muscular, mas que não é depositado sob a forma de gordura. Isso significa que aquilo que você ingerir meia hora após os exercícios não vai se transformar em calorias extras.

Isso, claro, que não é tudo pessoal, como sabemos o ideal é procurar profissional que o avalie e lhe apresente um cronograma ideal para suas metas e seu organismo, mas as dicas acima já dão uma noção e estímulo para quem pretende ganhar massa.

Sobre Guilherme Cury

26 anos, blogueiro, publicitário e músico. Como 1/3 das crianças de hoje em dia, já foi obeso quando pequeno. Graças a força de vontade conseguiu mudar seus hábitos alimentares e começou a praticar exercícios. De lá para cá nunca abandonou o esporte, é apaixonado por artes marciais, natação, corrida e academia. Saúde em primeiro lugar, física e mental.
  Categorias: Nutrição, Suplementos, Treinos

38 Comentários

  1. Dr. Mauri says:

    Olá, gostaria que apagasse o tópico visto a grande quantidade de informações erradas, o que pode acarretar em uma alimentação pobre que não irá trazer nenhum resultado positivo, muito pelo contrario.
    Devido a grande quantidade de internautas que acessam seu site acho que deveria se informar melhor antes de dar dicas, do contrário você pode prejudicar a qualidade de vida dos acessantes. Sou doutor em nutrição, graduado na UNIFAL , mestrado na UNESP e doutorado na USP. Muitos artigos meus são publicados internacionalmente e sou reconhecido no meu trabalho como um dos melhores nutricionistas esportivos, logo, não estou falando besteira. Um abraço.

    • Olá Dr. Mauri. Não iremos apagar o tópico pois as informações passada principalmente nesse post são informações pegas de um nutricionista. Mas se quiser acrescentar dicas ou o que você quiser considerar de correção, ficaremos gratos. Dizer que as coisas estão erradas é muito fácil, se comentar orientações diferentes é o que vai tornar seu comentário importante. Abraços.

      • Joker says:

        CHUUUUUUUUUUUUUUUUPA, dotorzinho!!!!

      • Raphael says:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, CHUUUUPA DOUTORZINHO!!!
        A verdade é que o ideal é consultar um nutricionista…mas muita gente não tem condições pra pagar tal coisa…e esse tipo de informação é sempre bem vinda!

      • Raphael says:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, CHUUUUPA DOUTORZINHO!!!
        A verdade é que o ideal é consultar um nutricionista…mas muita gente não tem condições pra pagar tal coisa…e esse tipo de informação é sempre bem vinda! :)

    • deivison silva says:

      mande para meu imail o que devo fazer pra ganhar rapidamente massa muscular obg

    • savio says:

      holik vc nao fais nada de mais

    • Asribeiro says:

      Esse DR”…. se é que é Dr…. deve respeitar e se informar mais… pois a alimentação e dieta correta é essencial pra um bom aprovetamento e ganho de massa muscular e segundo os estudos… 70% provem de uma boa alimentação… segue esse link que tem informações muito boa, e informa a quantidade diaria e cada tipo de alimento citado acima em detalhes vc ta de parabens pelo tópico Andressa

  2. Tarcísio Mota says:

    Boa tarde,

    Gostaria de parabenizá-los pelo post, curto, porém bem informativo. Ao contrário do que o doutor que poderia postar o C.R.M., para termos o prazer imenso de conhece-lo, o post além de estar bem escrito também está objetivo e informativo.
    A única dica que dou para os queridos redatores é que façam os posts um pouco maiores e com mais informações, até mesmo com exemplos, afinal para uma postagem tão bem escrita sempre é legal obter mais informações, porque se tratando da fonte ela é confiável!

    • Oi Tarcísio, obrigada pelas dicas. O nutricionista era redator do Moda para Homens, blog do Gui (também dono desse blog) e replicamos aqui o post dele por ser da área do interesse do blog. Obrigada pelas dicas e vamos tentar segui-las. Qualquer ideia, dica e dúvida é sempre bem vinda. Abração.

  3. CARLOS says:

    INTERESSANTE ESSE CARA METIDO A DR BONZÃO. SE DIZ CONHECIDO INTERNACIONALMENTE. MAS POR AQUI É UM DESCONHECIDO. ESSE É MAIS UM DO TIPO QUE NÃO AJUDA, MAS ATRAPALHA. PORQUE NÃO COLOCA O QUE É CERTO. COMO SE DIZ ENTENDIDO NO ASSUNTO. SOME COM QUEM ESTÁ QUERENDO FAZER A COISA CERTA. E NÃO VENHA SER PREPOTENTE E ARROGANTE. ACHA QUE A PORRA DE UM CANUDO LHE DÁ O DIREITO DE SER O SR DA RAZÃO. E SERÁ QUE É TÃO BOM ASSIM OU É UM MAIS UM DR FAKE?

  4. Jones says:

    Porque doutor não vai fazer um projeto social e ajudar os mais carentes com a parte nutricioanal no pais, já que fez seu doutorado nas custas do dinheiro do povo em uma universidade federal. Parabéns pelo blog pelos posts e por estarem fazendo sua parte.

  5. Luciano Santana says:

    Eu frequento academia já fazem uns 4 anos, e todas essas dicas estão certíssimas. Tudo que foi falado no post é uma verdade comprovada. Claro que algumas pessoas terão mais facilidade pra ganhar massa muscular e outras não. Mas esse já é outro assunto. Contudo, minha dieta é basicamente isso aí e desde que comecei a fazê-la tenho tido ótimos resultados. Existem muitos outros alimentos e frutas que também nos dá doses boas de proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas mas a dica dada nesse post é muito importante. Parabéns ao site!

  6. CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA DOUTORZINHO DO CU FINO

  7. ô Andressa sua gatah, muito linda vooc ^^
    Aceita jantar comigo uma noitte dessas ? KKKKK’

  8. Júnior Goulart says:

    Vish a casa caiu… rs ela tem namorado Rsrs Por vc ser Mto linda Andressa o foco não é vc mas sim as dicas Rsrs brincadeira… Parabéns pelo Post, pela educação e pela beleza um abraço ;)

  9. Felipe says:

    É impressionante o egoismo de certas pessoas que pensam que podem mais por ter uma formação academia, ou uma Sigla no começo do nome. Acredito que seja Fake, mas achei interessantissimo o post, inteligente e sem nenhuma besteira, pois como estou começando a treinar agora, é sempre bem vinda a informação para nosso conhecimento, Gentileza gera Gentileza, e parabens ao dono do Blog.!!!

  10. gesse says:

    Vai se fuder geral , levanto mais de 150 quilos a cade tres dias ne uma cemana !!!!! toma doutor fdp

    • Rodrigo says:

      Por que você não preocupa menos com o corpo e cuida da sua mente?
      “Cemana” esta corretíssimo
      Esse é um problema do nosso país, os próprios nativos não conseguem falar nem a própria lingua.

  11. Texto bom! Interessante ressaltar, que logo após o treino (nos 30 minutos mencionados) é interessante utilizar carboidratos de alto índice glicêmico, ao contrário do restante do dia.

  12. Ricardo Santos says:

    Andressa obrigado pelas dicas, moro em São Paulo, temos em algumas praças academias para a terceira idde, claro que sendo em ar livre começei a frequentar, tenho gostado muito ainda mais por estar sempre acompanhado de senhores e senhoras muito agradavéis. percebi que começei a ter definição em meu corpo nestes dois meses que estou frequentando, e pesquisando na internet conheci seu blog, amei e com estas dicas pretendo melhorar meu corpo. Não quero nada de exagerado, mas ficar com um corpo melhor e mais saudavel e atraente ajuda. Ainda mais que fiquei solteiro, vo precisar estar melhor, espero agradar aos olhos dos futuros ficantes.

  13. Carlos Aurelio says:

    Segui suas dicas e tomei Deca-durabolin e durateston e ganhei muita massa muscular.

  14. pior q e varde isso nei totos tem codiçao de paga says:

    e verdade nei todos tem oportunidade

  15. Essa não says:

    Todos os cometarios sem ofensas são válidos, agora escrever semana com “C” é o cumulo…rsrsrsrsrs não sou nem um profº de PRT – com Andressa Roeder.

    Saber escrever e falar também é essencial para a vida, fica a dica gesse

  16. lene says:

    ACHEI DE PESSIMO GOSTO O VOCABULARIO VULGAR DE CERTOS COMENTARISTAS, NÃO GOSTO PRONTO, NÃO PRECISA USAR PALAVRAS VULGARESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSOK!

  17. Beh says:

    Ainda nao começei a praticar exercicios,mais pretendo em breve,e seu post é muito interessando,gostei muito ao ler,parabéns pelo blog,palavras e conheçimento. Que DEUS te abençoe e te ajude sempre Andressa Roeder bjs abraços :)

  18. sou muinto magra ja tomei todos os tipo de vitamina e não me adianto ém nada continuo muinto magra eu gostaria de saber como posso adiquirir massa corporal porque tenho muinto pouca massa corporal não gosto que as pessoas me chamem de seca poriso quero aumentar peso e ganhar massa corporal se puder me ajudar agradeço obrigada pela atençao

  19. gerson says:

    boa tarde tenho uma preucupacao! nao sou tao magro mas preciso aumentar a minha massa muscular! quais exercicios fisicos poderia eu praticar? fora carregar ferros.

  20. suellen says:

    bando de dorcais de merda

  21. kelcy says:

    acho q suas dicas valeram muito para mim ….. estou em otima forma graças as suas dicas .obrigada ….

  22. Asribeiro says:

    Desculpe… faltou o link…. segue…dicasdoprofessor.com.br/alimentacao/8-alimentos-capazes-de-aumentar-massa-muscular/

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